
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Malha aérea encolhe 15% em dois anos, mesmo com recorde de passageiros
A malha aérea brasileira segue encolhendo. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, em julho de 2025, apenas 137 aeroportos tiveram operações comerciais, contra 155 no mesmo mês de 2024 e 162 em 2023.
O recuo ultrapassa 15% em dois anos, mesmo com recorde no transporte de passageiros — foram mais de ONZE MILHÕES milhões apenas em julho, o maior volume já registrado.
Mas por que a malha aérea diminui? O advogado Rodrigo Alvim, especialista em direito do passageiro aéreo, explica que nem sempre se trata apenas de ajustes sazonais.
"O resultado é que algumas rotas se tornam tão caras que não faz sentido mantê-las. Diante disso, a companhia precisa escolher onde é mais rentável operar, estancando a sangria em determinadas regiões para concentrar esforços nos trechos que trazem maior retorno financeiro."
O impacto atinge principalmente moradores de cidades menores, especialmente no Norte e no Nordeste. Quando uma rota desaparece, a população perde acesso direto ao transporte aéreo e passa a depender de ônibus, barcos ou longos deslocamentos até outros aeroportos.
O turismo, negócios locais e até serviços essenciais, como saúde e educação, sofrem com a falta de voos.
O advogado explica quais os deveres das companhias aéreas em caso de cancelamentos.
"Toda passagem cancelada, seja porque o voo foi suspenso ou porque aquela rota deixou de fazer parte dos planos da companhia, gera obrigação de oferecer reacomodação em outra empresa que realize o mesmo trecho. Se não houver outra companhia disponível, a empresa deve oferecer duas alternativas: a reacomodação por outro meio de transporte — como ônibus ou custeio do deslocamento por carro — ou o reembolso integral da passagem."
Para se proteger, o especialista orienta: entre em contato imediatamente com a companhia, guarde protocolos ou registre a ligação, use a plataforma Consumidor.gov.br e, se necessário, procure o Procon ou um advogado de confiança.
(Fonte: Agência 61)