Carga de óleo vegetal vazou após caminhão tombar na BR-222, em Tianguá (CE) — Foto: Reprodução

Água de cachoeira fica cheia de gordura após caminhão com óleo vegetal tombar no CE; motorista morreu

Um acidente com um caminhão deixou o motorista do veículo morto e um rastro de contaminação no município serrano de Tianguá, interior do Ceará. A carga de óleo vegetal que o caminhão levava vazou após o tombamento, atingindo a pista, a vegetação e o córrego de uma pequena cachoeira, cuja água ficou amarelada e gordurosa. O acidente foi na quinta-feira (12) e o processo de limpeza começou neste sábado (14) pela seguradora do caminhão.

 

O acidente ocorreu no quilômetro 301 da BR-222. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o veículo tombou após perder o controle em um trecho de ladeira na descida da serra. A suspeita é que tenha sido um problema nos freios.

 

O veículo levava uma carga de óleo vegetal de Belém (PA) à capital cearense, Fortaleza. O motorista, um homem de 43 anos natural da Bahia, ficou preso às ferragens e morreu no local.

 

Com o tombamento, o óleo vegetal vazou pela pista e começou a escorrer por toda a região. Imagens enviadas ao g1 mostram o óleo acumulado nos arredores de uma cachoeira próximo ao local do acidente. Dali, o óleo desceu pelo córrego, que é alimentado pela cachoeira.

 

O secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Tianguá, Valfrido de Paulo, informou à TV Verdes Mares que um laudo será emitido neste sábado (14) para saber quanto óleo vazou e qual a extensão da área atingida.

 

"Já estamos fazendo a despoluição desse córrego e também de todo o trajeto que o óleo percorreu. Fizemos já a contenção e vamos recolher todo o material", explicou Valfrido de Paulo. "Depois da gente recolher esse óleo que nós represamos para que ele não seguisse o curso do rio, nós vamos fazer outro trabalho na serra que é a limpeza das pedras, onde ficou algumas poças de óleo".

 

O secretário também disse que o caminhão e a carga possuíam uma apólice de seguro e que os trabalhos de despoluição estão sendo conduzidos pela empresa seguradora e fiscalizados pela prefeitura.

 

Valfrido também explicou que o trabalho está ocorrendo em duas frentes: na pista onde ocorreu o vazamento e em determinado ponto da queda d'água, onde foi feita uma pequena barragem para impedir que a substância seguisse o fluxo de água. A partir da barragem, o óleo tem sido retirado.

 

"Nós estamos fiscalizando de perto. Eles só saem daqui de Tianguá quando todo esse trabalho tiver feito. E quando esse trabalho tiver feito, eu vou fazer a constatação através de uma ata, nós vamos redigir uma ata entre o município e a empresa responsável pelo caminhão para atestar a despoluição do córrego", afirmou o gestor.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Processo seletivo da Prefeitura de Tianguá segue com inscrições até quinta-feira (10)

A Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou processo seletivo para contratar 47 cui...

Certo! Aqui está o texto reescrito em formato jornalístico: IDT/SINE de Tianguá oferece 23 vagas de emprego em diversas áreas

A unidade do IDT/SINE de Tianguá está com 23 vagas de emprego abertas em 14 funções diferentes, que oferece oportunid...

Inscrições prorrogadas para especializações gratuitas da UECE em Tianguá

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), prorrogou as inscriçõ...

IDTSINE: 25 oportunidades de emprego na Unidade de Atendimento de Tianguá

O IDT de Tianguá divulgou na última quarta-feira, 18, 25 vagas de emprego em diferentes funções em seu site. As vagas...